Dermatite seborreica é uma alteração dermatológica crônica recorrente com predileção por regiões cutâneas ricas em glândulas sebáceas como face, couro cabeludo e tronco superior.

Além disso, atinge, preferencialmente, adultos entre 18 e 40 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária.

Causa da dermatite seborreica.

Possui causa desconhecida, é aceita como doença multifatorial com participação de fatores genéticos, de prováveis alterações qualitativas no sebo e da colonização pelo fungo Malassezia furfur na sua etiopatogenia.

Contudo, o estresse emocional, a depressão, a doença de Parkinson, o etilismo, podem estar relacionados à quadros mais intensos.

Caracteriza-se por placas eritemato-descamativas com escamas finas e eventuais fissuras e a intensidade do prurido é variável.

Com isso, nos quadros crônicos, pode ocorrer liquenificação (líquen associado).

Os sulcos submamários, as pregas inguinal, o monte puritano, os grandes lábios, o períneo e as pregas glúteas podem apresentar eritema levemente descamativo quando afetados.

Diagnóstico

O diagnóstico da dermatite seborreica geralmente é feito com base no exame clínico, onde o médico examina as lesões na pele do paciente e verifica os sintomas relatados.

No entanto, a histopatologia pode ser útil para confirmar o diagnóstico em casos mais complexos ou para descartar outras condições semelhantes.

Na dermatite seborreica, a histopatologia geralmente mostra um acúmulo de células inflamatórias na epiderme, como queratinócitos, linfócitos e células plasmáticas, bem como alterações nas glândulas sebáceas.

Essas alterações ajudam a diferenciar a dermatite seborreica de outras condições de pele, como psoríase, dermatite atópica ou dermatite de contato.

No entanto, é importante destacar que a maioria dos casos de dermatite seborreica pode ser diagnosticada clinicamente e que a histopatologia geralmente não é necessária.

Sobretudo o médico pode solicitar a biópsia de uma amostra da lesão apenas em casos raros ou se houver dúvidas no diagnóstico.

Tratamento

O tratamento inclui medidas gerais como evitar excesso de roupas e aquecimento, dando preferência à roupa íntima de algodão.

Corticosteroide tópico de baixa ou média potência em creme geralmente produz boa melhora clínica.

Em geral, o tratamento da dermatite seborreica é individualizado, e é importante consultar um médico para determinar o melhor curso de ação.

Agende sua consulta clicando aqui

Conheça o meu Instagram clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress